A Oatly, conhecida por seu leite de aveia, anunciou o lançamento de seu plano de sustentabilidade atualizado, com metas para reduzir emissões de carbono e contribuir para a neutralidade climática global. O plano também inclui compromissos para proteger a natureza, promover dietas nutritivas e capacitar pessoas a ajudarem no fortalecimento de um sistema alimentar sustentável.
Com a publicação do novo plano, a Oatly se tornou a primeira marca de alimentos e bebidas a se qualificar como Climate Solutions Company, segundo os critérios estabelecidos pela Exponential Roadmap Initiative (ERI). Essa qualificação reconhece os esforços da marca em reduzir o impacto climático dos consumidores, incentivando a substituição de laticínios por alternativas vegetais, como o leite de aveia.
Além de atualizar suas metas para reduzir emissões de gases de efeito estufa nos Escopos 1, 2 e 3, a Oatly é a primeira empresa a testar um modelo inovador chamado “Spheres of Influence”, desenvolvido em parceria com a Futerra e o Oxford Net Zero. O modelo visa definir metas, medir e relatar impactos que vão além da cadeia de valor direta da empresa.
Compromissos de sustentabilidade para 2050
O novo plano de sustentabilidade da Oatly estabelece metas alinhadas ao framework da ERI e ao conceito global de Carbon Law, incluindo:
O anúncio vem após a publicação dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2025, que apontaram uma leve queda na receita. No entanto, a Oatly mantém sua previsão de alcançar o primeiro ano completo de crescimento lucrativo em 2026.